Todos os anos, sempre em setembro, a Apple apresenta um novo iPhone ao público. Às vezes, as mudanças são mais sutis, porém, não demora para que uma nova geração apareça, com maior capacidade de processamento, mais recursos, câmera melhor e visual atualizado.
Agora, imagine se a Apple deixasse no mercado o mesmo iPhone por 10 anos, fazendo apenas mudanças pontuais, mas mantendo a base e o desenho. O exemplo é válido para demonstrar a situação da Toyota SW4 no Brasil. O modelo comercializado até a metade de fevereiro era como um smartphone de 10 anos: tinha visual ultrapassado e era defasado em termos de tecnologias, com rivais mais modernos.
Agora no início de 2016, a Toyota resolveu tirar o atraso e lançar a 3ª geração da SW4 no país. Ela já está nas lojas e custa a partir de R$ 205 mil, na versão V6 4.0 de 238 cavalos a gasolina, com 7 lugares. Ainda há disponível o motor 2.8 turbodiesel de 177 cv. Com ele, o SUV equipado para 5 lugares custa R$ 220 mil, e, com 7 assentos, R$ 225 mil. O câmbio é sempre automático de seis marchas.
Nos 3 catálogos, a versão de acabamento é a SRX, que representa a topo de linha. A Toyota ainda trará, no 2º semestre, uma nova motorização flex. Ela deverá ser mais simples, e terá a missão de ser a versão de entrada da linha.