O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba deu início, na manhã desta segunda-feira (3), ao julgamento de todos os processos de registro de candidaturas pendentes. Foram 63 registros de candidaturas deferidos, 16 indeferidos e homologadas três renúncias. Entre os deferimentos, estão as candidaturas do PSOL a governador, Tárcio Holanda Teixeira, e de vice-governador Marcos Dias de Oliveira. Também foram deferidas as candidaturas a senador de Walter Brito Filho (PTC) e Nelson Júnior (PSOL).
Ainda forma deferidas as candidaturas de suplentes de senador do PTC, Walberto Vitoriano Pereira e Givanilson Roberto da Silva. Quanto ao PSOL, foi deferida a candidatura de primeiro suplente de senador para Gilberto Ferreira da Silva e de segundo suplente Miguel Ferreira da Silva.
O presidente do TRE-PB, desembargador Saulo Benevides, já anunciou que será realizada uma sessão extraordinária nesta terça-feira (5). Nesta segunda-feira (4) estão em pauta 98 processos. O prazo para a conclusão do julgamento termina nesta terça.
O Pleno do TRE indeferiu parcialmente o DRAP (Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários) do Partido Trabalhista Cristão (PTC), por não ter cumprido a obrigatoriedade da cota de candidaturas femininas. O partido apresentou apenas duas candidaturas masculinas a deputado estadual e uma a deputada estadual. A legenda também apresentou um candidato a deputado federal.
Com isso, o Pleno do TRE-PB entendeu que eles ficam impedidos de concorrer no pleito deste ano. Cabe recurso e o PTC pode recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral.
Todos os processos relativos às coligações majoritárias foram transferidos para o turno da tarde. Na sessão da manhã também foi homologada a renúncia da candidatura de Ariano Fernandes (PPS). O ex-deputado disputaria novamente uma cadeira na Assembleia Legislativa.