O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) quer atingir 80% da meta do cadastramento biométrico de eleitores nos 98 municípios onde está sendo realizada a revisão até o mês de janeiro de 2016. A meta é do presidente do tribunal, desembargador João Alves da Silva. O TRE-PB já recadastrou até esta terça-feira (27) um total de 27,04% dos 910.459 eleitores no Estado a serem recadastrados. Atualmente, a Paraíba está em nono lugar no país e em terceiro no Nordeste em número de eleitores revisados, perdendo entre os estados nordestinos apenas para o Piauí (45,03%), cuja meta é atingir 630.023 eleitores, e Rio Grande do Norte (43,46%), com uma meta de 509.518 eleitores.
Nesse ranking, estão excluídos os estados de Alagoas, Sergipe, Amapá e o Distrito Federal, que já alcançaram 100% do recadastramento biométrico.
O secretário de Tecnologia da Informação do TRE, George Bezerra Cavalcanti Leite, orientou que os eleitores procurem realizar o cadastramento com antecedência, até o final de dezembro, para evitar problemas. “É importante comparecer com antecedência porque se deixar para a última hora o tribunal não vai ter capacidade para atender a todos os eleitores”, disse. Os eleitores que não se cadastrarem terão os títulos cancelados.
De acordo com o secretário, a Paraíba possui hoje cerca de 300 postos de atendimento funcionando simultaneamente nos 98 municípios paraibanos que nas eleições de 2016 serão, pela primeira vez, identificados na urna por meio da impressão digital, no momento da votação.
O prazo final estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para realizar o cadastramento biométrico em todo o país vai até 18 de março de 2016.
No país, a meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é recadastrar 50.423.751 eleitores. Até agora foram revisados 13,87% do total.