Apesar da situação da seca ainda perdurar na região, algumas cidades do Cariri ainda oferecem boas opções de lazer durante o Carnaval para os foliões que não podem se deslocar para o litoral ou outros locais.
Na rota da folia os principais destaques do Cariri são as cidades do Congo, Camalaú e Taperoá.
No Congo, o Carnaval é na Praça de eventos, a tradicional Praça da Prefeitura e também no Ginásio O Povão. Várias bandas participam da programação em Praça Pública, e haverá também uma campanha solidária, onde os foliões poderão doar alimentos que serão revertidos para famílias carentes.
De acordo com o prefeito Romualdo Quirino, cada cidade não pode fugir de suas tradições. “Além de que na ausência no Balneário Rabo do Pavão, ainda haverá banhos em comunidades rurais, em pequenas barragens que tomaram água, sem comprometer a vazão do açude local”, disse o prefeito.
Já em Camalaú, o Carnaval Molhado – Paixão Pela Folia – chega à sua 20ª edição, e de acordo com o Secretário de Cultura Pedro Mineiro, será instalada na nova Praça de Eventos do município, uma verdadeira boate, danceteria ao ar livre com DJ e outras atrações, pois a Praça conta com cobertura e palco fixo.
“Também haverá o tradicional festejo molhado domingo, segunda e terça-feira, mas sempre com moderação e buscando fazer o banho de forma econômica e sem prejuízos para nossos mananciais, além dos blocos como MOVELETRO, Virgens e Bloco da Saudade que são excelentes atrações.”, disse o secretário.
Em Taperoá, mesmo com as dificuldades da seca a Prefeitura Municipal decidiu realizar a festa carnavalesca que é das mais procurada no Cariri.
Foram muitas reuniões do prefeito Jurandi para ver a possibilidade de realizar o evento, já nas redes sociais o Carnaval da cidade era um dos mais comentados. Concurso de papangus, tenda eletrônica, orquestra de frevo e boi de Carnaval, são algumas das atrações do Carnaval deste ano naquela cidade.