Em atendimento à solicitação da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o escritório regional da Operação Carro-Pipa do 1º Grupamento de Engenharia, a partir do dia 05 de agosto, excluirá diversos municípios do estado da Paraíba da operação.
Com esta decisão, municípios do Cariri paraibano foram afetados, a exemplo de Cabaceiras, Coxixola e Parari. A medida afeta diretamente a qualidade de vida da população, além de impactar a agricultura e a pecuária locais, que são essenciais para a economia desses municípios.
Os municípios excluídos da operação são: Algodão de Jandaíra, Areial, Bernardino Batista, Bonito de Santa Fé, Cabaceiras, Casserengue, Catolé do Rocha, Coxixola, Emas, Mogeiro, Olho D’água, Parari, Picuí, Poço José de Moura, Pombal, Puxinanã, Riachão, Santa Cruz, Santana dos Garrotes, São Vicente do Seridó e Sousa.
Com o fim da Operação Carro-Pipa, a partir de hoje, não haverá mais distribuição de água para as comunidades dos municípios listados. Esta decisão pode agravar ainda mais a situação já precária de algumas localidades, que dependem fundamentalmente dessa operação para o acesso à água potável.
A suspensão já está gerando repercussão negativa entre a população e líderes comunitários da região, que temem um colapso no fornecimento de água. As autoridades locais e os moradores devem agora buscar alternativas urgentes para o abastecimento.
Com Jornalismo Serra Branca Fm