Um pouco da história de Antônio Nunes

O Cariri Ligado transcreve abaixo um pouco da história do ex-prefeito de Monteiro, Antônio de Sousa Nunes, que faleceu nesta quarta-feira (18), naquele município, vítima de uma parada cardiorespiratória.

Confira:

Filho de José Eleutério de Sousa e de Maria Nunes, Antônio de Sousa Nunes, carinhosamente chamado de Toinho Albino” ou “Seu Toinho”, nasceu no dia 12 de agosto de 1930.

Desde cedo se mostrou com espírito empreendedor, ao ponto de instalar em Monteiro/PB a primeira indústria de torrefação de café e doce e de abatedouro de aves.

Posteriormente, também de forma pioneira estabeleceu em Monteiro um comércio do ramo varejista em formato de mercado.

Iniciou sua carreira política no ano de 1968, onde disputou sua primeira eleição, sendo eleito Vereador com a quarta maior votação. No curso do mandato, foi eleito por seus pares Presidente da Câmara Municipal no biênio 1970-1972.

Já nas eleições de 1972, alçou o posto de Vice-Prefeito do Município, em chapa encabeçada por Jorge Rafael de Menezes, onde, juntos, obtiveram ampla maioria dos votos dos monteirenses.

No ano de 1982, em uma das campanhas com maior número de candidatos já vista no município, com postulantes gabaritados como José Leite de Souza, José Ferreira de Tomé, Jorge Rafael de Menezes, Durval Dias da Silva e Antônio Ferreira Leite, sagrou-se eleito Prefeito com esmagadora frente de votos, onde logrou 44,68% dos sufrágios da população de Monteiro/PB, permanecendo no cargo no período de 1983 a 1988.

Neste último ano, emprestou irrestrito apoio ao candidato Francisco de Assis Neves Nóbrega (Dr. Chico), ajudando-o decisivamente a lograr êxito em uma das mais memoráveis campanhas políticas da cidade.

Por seu turno, nas eleições de 1992, disputou novamente a Prefeitura de Monteiro, conseguindo a confiança de 55,48% dos monteirenses, o que resultava, até então, em seu favor, a maior diferença de votos da história política do município, alçando a marca de quase 2 (dois) mil votos. Permaneceu no cargo entre os anos de 1993 a 1996, onde ao término do mandato, elegeu, com o apoio do povo, outra vez, o seu sucessor.

Toinho Albino faleceu no dia 18 de junho de 2014 no Hospital Regional Santa Filomena em Monteiro/PB, contando com 83 (oitenta e três) anos de idade, após vir enfrentando vários problemas de saúde, deixando filhos, irmãos, sobrinhos, netos, bisnetos e demais familiares.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar