Neste dia 12 de julho a Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA) da cidade de Monteiro completa quatro anos de funcionamento. Inaugurada em 12/07/2012, é uma das obras mais importantes no município vem contribuindo nos serviços de saúde, desde sua inauguração já beneficiou cerca de 154 mil pacientes desde a implantação e até esta data 17.004, numa média de 420 atendimentos por dia.
A UPA de Monteiro obedece aos padrões dos melhores modelos de Unidades de Pronto Atendimento, com destaque para os serviços de raio X, painel eletrônico de chamamento dos pacientes, segurança pessoal de pacientes e funcionários, atendimento por classificação de risco, sendo que a implantação do Censo Diário de Classificação de Risco foi implantado em 17 de julho de 2015 .
Na UPA são oferecidos atendimento de urgência e emergência com acolhimento e classificação de risco adulto e pediátrico; exames laboratoriais; eletrocardiográfico; hemoglicoteste; exames radiológicos e leitos de observação para adultos e crianças atendendo São João do Tigre, Camalaú, São Sebastião do Umbuzeiro, Zabelê, Prata, Ouro Velho, além da zona urbana e rural da cidade de Monteiro cobrindo assim 60 mil habitantes.
Funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, a UPA é a unidade de urgência e emergência para serviços de média a alta complexidade onde 90% dos casos são solucionados na própria Unidade de Pronto Atendimento, o que contribui para a diminuição de filas no hospital da cidade e encaminhamento para Campina Grande.
Como funciona o atendimento?
O serviço funciona 24 horas, com livre demanda, através do Protocolo de Classificação de Risco:
VERMELHO – Prioridade 1: Pacientes com condições que ameaçam a vida ou com sinais iminentes de risco de deteriorização do quadro clínico.
* Tempo para o atendimento médico: Imediato.
LARANJA – Prioridade 2: Pacientes com condições que potencialmente, ameaçam à vida e requerem rápida intervenção médica e de enfermagem.
* Tempo para o atendimento médico: Obrigatoriamente <=10 minutos.
AMARELO – Prioridade 3: Pacientes em condições que podem, potencialmente, evoluir para problemas sérios e requerem atendimento médico e de enfermagem, porém não correm risco imediato de morte.
* Tempo para o atendimento médico: Obrigatoriamente <= 60 minutos.
VERDE – Prioridade 4: Pacientes que apresentam potencial para complicações (condições agudas ou não agudas) Retorno ao serviço no período inferior a 24 horas, mesmo que o nível de classificação anterior tenha sido – cor AZUL (prioridade 5).
* Tempo para o atendimento: Desejável <= 120 minutos.
AZUL – Prioridade 5: Pacientes em condições não agudas, não urgentes ou problemas crônicos com sinais vitais normais.
* Tempo para o atendimento médico: Desejável <= 240 minutos. O enfermeiro avaliará o risco e terá a conduta necessária.