Inaugurada em 28 de junho de 2012, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h “Joaquina Pires Barbosa Henrique” comemorou no último dia 12 de julho três anos de funcionamento. Mesmo inaugurada em junho, apenas alguns dias depois ela começou efetivamente a atender a comunidade de Monteiro e região e muito cedo se tornou uma unidade referência para o Ministério da Saúde (MS), tendo sido a primeira UPA da Paraíba a ser qualificada pelo MS.
Com uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e a porta de urgência do Hospital Regional, a UPA de Monteiro já realizou mais de 140 mil atendimentos, sendo 97% dos casos solucionados na própria unidade. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU 192, que também foi instalado em Monteiro pela gestão Edna Henrique de forma pioneira na região.
Para comemorar a data, a direção da UPA agendou para esta quinta-feira (16), às 17hrs, na própria unidade, a entrega de certificados dos cursos oferecidos pelo Núcleo de Educação Permanente da instituição. Os cursos são destinados aos funcionários da UPA e são realizados de acordo com suas demanda de capacitação. Nesta quinta-feira, durante as comemorações de aniversário, a direção entregará certificados a 80 funcionários.
A UPA Joaquina Pires Barbosa Henrique possui uma estrutura moderna, ambientes requintados, é totalmente informatizada, conta com 90 profissionais qualificados e equipamentos de ponta, como Raio X, eletrocardiografia, retaguarda de laboratório de análises clínica, leitos intermediários de UTI e leitos de observação até 24h. Possui o Núcleo de Educação Permanente, instituído pelo Decreto Municipal nº 798/2013, que oferece cursos aos profissionais de acordo com as necessidades dos mesmos.
Em maio deste ano, a UPA de Monteiro recebeu a visita do Departamento Nacional de Auditoria do SUS, em que objetivou analisar a aplicação dos recursos financeiros utilizados e a qualidade do atendimento prestado à população usuária da unidade. A UPA de Monteiro mais uma vez recebeu aprovação máxima e continua avaliada como uma das melhores do País.