A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe) será realizada no período de 17 de abril a 26 de maio. O Dia D está previsto para 13 de maio. A Coordenação Estadual do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) está realizando, nesta terça (4) e quarta-feira (5), reuniões preparatórias para a Campanha. O objetivo é discutir a operacionalização da campanha com os coordenadores de imunização regional, municipal e operadores do sistema de informação dos 223 municípios paraibanos.
Nesta terça-feira (4) pela manhã, ocorreram reuniões preparatórias em João Pessoa, no auditório do Cefor, e em Campina Grande, no auditório do Hospital de Trauma, e à tarde, na 6ª Gerência Regional de Saúde, em Patos. Nesta quarta-feira (5), será em Sousa, no campus da UFCG, das 8h às 12h.
“Estes momentos são importantes para esclarecer dúvidas sobre algumas mudanças e também é uma oportunidade de passar as orientações para os novos gestores e profissionais de saúde”, disse a técnica do Núcleo de Imunização da SES, Márcia Mayara.
Segundo Márcia, as duas principais mudanças são a meta a ser atingida, que agora é de, pelo menos, 90% das pessoas a serem vacinadas na Paraíba e no ano passado era de 80% e a inclusão dos professores da rede pública e privada (federal, estadual e municipal), no público-alvo.
Serão distribuídas 1 milhão e 177 mil doses para todo Estado. Na Paraíba, 1 milhão e 70 mil pessoas estão dentro dos grupos prioritários: pessoas com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; povos indígenas; grupos portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas; população privada de liberdade e profissionais do sistema prisional e professores das escolas públicas e privadas (federal, estadual e municipal).