O vandalismo e/ou a intolerância religiosa chegou ao Cariri da Paraíba, mais especificamente no município de Cabaceiras. Na madrugada desta sexta-feira (25) para este sábado (26), o Santuário Cruzeiro da Virgem, um lugar de grande devoção popular localizado entre os municípios de Cabaceiras e São Domingos do Cariri foi pela segunda vez alvo da ação de criminosos.
O templo religioso com a imagem da menina Josefa possui quase 100 anos de história e há cerca de 90 anos romarias são feitas na direção do local. Desta vez, os vândalos depredaram a imagem da menina Josefa, quebrando completamente a imagem.
Esta já é a segunda vez que o Santuário Cruzeiro da Virgem é vítima de ataques criminosos. Da outra vez, eles colocaram fogo em parte da capela.
Para o radialista Bruno Lira, a ação repetida no município e contra o templo religioso é em ato grotesco e criminoso.
História do Santuário
A exemplo do Santuário da Menina da Cruz em Patos, na cidade caririzeira de Cabaceiras, o Santuário da Menina do Cruzeiro remonta a história da menina Josefa. Há mais de 100 anos, ela sumiu de casa e foi encontrada morta no meio do mato e era uma criança muito querida por todos.
Com o desaparecimento dela, a população local passou a procurá-la no matagal e depois de alguns dias a encontraram morta no meio dos espinhos. A partir de então, várias pessoas passaram a ir ao local e passaram a atingir milagres atribuídos a intercessão da menina.
De Olho no Cariri