O canal da transposição em Monteiro está sem bombeamento há cerca de 10 dias e esta situação tem preocupado o vereador Cajó Menezes.
Principalmente pelo fato de que a comporta do açude de Poções, o principal manancial do município de Monteiro está aberta.
O vereador apresentou um requerimento na Câmara municipal que foi encaminhado à AESA solicitando o fechamento das comportas enquanto o bombeamento estiver suspenso.
“Essa solicitação tem em vista que o açude de Poções hoje se encontra com 40% de sua capacidade. É necessário que as comportas sejam fechadas enquanto este bombeamento está suspenso, para que nós de Monteiro, não sejamos penalizados no futuro com o nosso manancial secando”, afirmou o vereador Cajó
Amigo Cajó
O que faz o açude secar são os grandes plantio do pessoal de fora da Paraiba.
Os paraibanos que ficam depois do açude e respeitam as normas da AESA, com pequenas irrigações ficam prejudicados com o fechamento das comportas.
O que acontece em que enquanto os paraibanos ficam morrendo de sede os grandes plantadores de outros estados fica nadando
Nós, que temos propriedades à jusante do Açude de Poções, solicitamos que o nobre vereador atente para o fato de que, se fecharem as comportas do manancial, seremos extremamente prejudicados.
Entendemos que mais sensato seria a solicitação da diminuição da vazão e não uma medida arbitrária que prejudicará sobremaneira diversos ribeirinhos.