Mais uma vez demonstrando sua extrema preocupação com a situação hídrica e a eminencia de um colapso total de abastecimento em Monteiro, o vice-prefeito de Monteiro, Cajó Menezes, encaminhou ofício ao deputado João Henrique, vice-presidente da Assembléia Legislativa.
No ofício, o vice-prefeito solicita que seja feito requerimento aos órgãos AESA, DNOSC, ANA, Ministério Público, além da Frente Parlamentar da Água, no sentido de fiscalizar e proibir urgentemente o plantio de tomate, pimentão e outras plantações com uso de agrotóxicos nas margens do açude de Poções, no município de Monteiro.
O ofício alerta ainda que o referido açude abastece a cidade e está com o volume hídrico atual de apenas 5% de sua capacidade.
Em outra correspodencia oficial, o vice-prefeito também solicitou do deputado caririzeiro que busque meios para construção de uma Adutora tipo engate rápido, saindo do açude de Camalaú, para adutora do Congo, à fim de evitar o colapso no abastecimento de água de várias cidades no Cariri paraibano, à exemplo de Monteiro.
“São cidades cujos reservatórios de suprimento estão em estado crítico de reserva, lembrando que o açude de Camalaú é o único da região com possibilidade de abastecer por mais de um ano à adutora do Congo”, justificou Cajó.