Durante audiência pública da Frente Parlamentar da Água em Monteiro na última sexta-feira (27), o vice-prefeito Cajó Menezes que participou de todas as atividades da Assembleia Legislativa fez uso da palavra para dar uma sugestão que poderia ser a redenção da segurança hídrica de Monteiro.
Cajó relatou que a tubulação da Transposição do Rio São Francisco, que em seu eixo leste margeia a cidade de Monteiro passará há apenas 3 quilômetros do Açude de Pocinhos, reservatório que abastece a cidade de Monteiro e está praticamente seco. Segundo o vice-prefeito, a construção da adutora não seria tão cara aos cofres públicos e poderia garantir o abastecimento permanente da maior cidade do Cariri, retirando a responsabilidade da Adutora do Congo que já atende muitos municípios e por vezes sofre com a pequena vasão de água.
O açude Pocinhos tem capacidade para 10 milhões m³ e hoje está com apenas 3,2% de água. Quando cheio, o manancial abastece Monteiro de três a quatro anos sem necessidade de novas recargas de água.
Ainda de acordo com o vice-prefeito, o açude de Pocinhos fica localizado na zona rural de Monteiro e em suas proximidades vivem cerca de 300 a 400 famílias, que também seriam diretamente beneficiadas com a obra.
A sugestão do vice-prefeito Cajó Menezes foi vista com bons olhos pelos deputados, especialmente o deputado João Henrique, que em sua fala já assumiu a obra como bandeira de luta de sua atuação parlamentar junto a Frente criada pela Assembleia Legislativa.
SECOM – PMM