A deputada estadual Isa Penna (PSOL-SP) usou as redes sociais nesta quinta-feira (17) para denunciar um caso de assédio sexual sofrido por ela durante sessão da Assembleia Legislativa de São Paulo. O deputado Fernando Cury (Cidadania-SP) foi acusado de abusar da colega.
“Fui assediada publicamente pelo deputado Fernando Cury (PPS) em meio à votação do orçamento do Estado na ALESP, na noite de ontem (16), durante a 65ª Sessão Plenária Extraordinária da casa”, escreveu a parlamentar.
Em seguida, ela deu detalhes do episódio e divulgou um vídeo do momento em que o parlamentar chega por trás dela – praticamente encoxando-a – e apalpa seus seios.
“Durante o início da Sessão, registro público que se encontra disponível na íntegra YouTube, no perfil oficial da ALESP, por volta dos 10min50seg é possível verificar que o deputado Fernando Cury conversa com o deputado Rodrigo Moraes (DEM). Ele realiza um movimento em direção à mim e retorna a conversar com deputado Moraes, que tenta impedé-lo com a mão, de se dirigir de novo à mim. O Deputado Cury, no entanto, ignora o gesto e se posiciona atrás de mim e apalpa meus seios, no que é imediatamente repelido por mim! E assim ocorre o assédio…”, detalhou.
Penna afirmou que registrou ocorrência contra o parlamentar e disse que não é o primeiro caso de assédio que ela e as colegas de bancada, Monica Seixas e Erica Malunguinho, sofrem na Alesp.
Segundo informações do G1, a deputada afirmou no plenário que vai registrar boletim de ocorrências contra Cury e vai acionar o Conselho de Ética da Alesp.