A Vigilância em Saúde do município de Monteiro vem reforçando as orientações de prevenção sobre a Dengue, Zika e Chikungunya, em um trabalho incansável para colocar em prática todas as medidas necessárias para a prevenção dessas doenças, principalmente nesse momento de pandemia do COVID-19 no município.
A Secretaria de Saúde em parceria com os profissionais da Vigilância em Saúde do município estão trabalhando também com o foco de alertar sobre à importância da prevenção de outro grande mal, que tem tendência a nos ameaçar de forma mais efetiva exatamente no período de chuvas, que é o mosquito Aedes Aegypti.
Para executar essas ações, toda a equipe da secretaria e até mesmo da gestão municipal se mobilizam nesse primeiro momento para reforçar o alerta sobre as medidas de prevenção, para impedir que o mosquito causador da Dengue, transmissor do Zika Vírus e da Chikungunya possa de reproduzir e proliferar causando danos a saúde da população, e com essa preocupação, todos os seus integrantes estão cumprindo uma série de tarefas necessárias junto à população.
Para a secretária da pasta, Ana Paula Oliveira, esse também é um momento de muita preocupação para a Secretaria de Saúde e a gestão, pois vivemos em um momento de pandemia e a proliferação do mosquito da dengue trará muitos transtornos ao sistema de saúde.
“Por esse motivo pedimos a colaboração da população para evitar garrafas, pneus, e qualquer recipiente que possa acumular água parada e que são lugares que os mosquitos se reproduzem. A mobilização da sociedade é fundamental para vencer a luta contra o mosquito”, frisa Ana Paula Oliveira.