A Prefeitura Municipal de Monteiro, através da Secretaria de Saúde, realizou por meio do Setor de Vigilância em Saúde do município, a entrega dos novos uniformes aos profissionais que atuam no açougue público do município.
A secretária Ana Paula Oliveira destacou que, os uniformes fazem parte dos equipamentos de proteção e higienização individual, especialmente confeccionados para o desempenho das atividades dos profissionais trazendo uma maior organização dos serviços. “E queremos o melhor para os nossos profissionais, por isso estamos sempre buscando investimentos que promovam o bem-estar, o que com certeza proporcionará uma melhor prestação de serviço à população”.
POR QUE É IMPORTANTE O USO DO UNIFORME EM AÇOUGUES?
Primeiramente, por uma questão de higiene. Geralmente, os uniformes destinados ao uso em açougue são de cor clara para que as manchas de resíduos alimentares sejam facilmente identificadas para que, então, as peças sejam trocadas com regularidade. No caso dos açougues, um ambiente que propicia que o uniforme se suje constantemente, é indicado o uso de aventais de napa ou de silicone, que facilitam a limpeza e aumentam a proteção contra a contaminação do produto, além de serem de um material rígido que pode auxiliar na proteção contra descuidos.
POR QUE OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL SÃO NECESSÁRIOS?
Os equipamentos de proteção individual (EPIs) são itens indispensáveis em um ambiente de trabalho com tantos riscos como um açougue. O profissional, que está em contato constante com moedores, facas e baixa temperatura, necessita de atenção e cuidados especiais no que diz respeito ao uso de itens que garantam sua segurança.