Alguns prefeitos da região do Cariri estão preparando uma recepção ao governador Ricardo Coutinho durante a manhã desta sexta-feira (03), em visita as obras do eixo leste da transposição do Rio São Francisco, que já está na altura do município de Sertânia-PE, à 17 km de distância de Monteiro, no Cariri paraibano.
A assessoria do governador, através do jornalista Nonato Bandeira, confirmou ao Cariri Ligado a visita do governador às obras da transposição, e disse que ele estará acompanhado de vários aliados, como deputados estaduais, prefeitos, secretários e lideranças políticas locais.
Um dos prefeitos da região que confirmou presença foi o da cidade de São Sebastião do Umbuzeiro, Adriano Wolff. Segundo ele, o objetivo principal é o de cobrar ao governador a continuação da obra da adutora de Camalaú, que levará as águas para as cidades de São Sebastião do Umbuzeiro, Zabelê e São João do Tigre.
De acordo com Adriano, a obra está paralisada há aproximadamente dois anos, e que precisa ser retomada com urgência, diante da crise hídrica que atinge os municípios que serão beneficiados. “Esta adutora será a salvação para nosso município, que está sofrendo com a seca há vários anos”, disse Adriano Wolff.
O prefeito do Congo, Júnior Quirino, disse que também marcará presença, para reforçar o pedido de que seja feita a captação das águas da transposição para beneficiar o açude público do município, que está completamente vazio. Um pedido já foi feito junto a Cagepa, que se prontificou a executá-lo em breve.
Gestores reclamam
Alguns prefeitos lamentaram o fato de não terem sido convidados pelo governador para acompanhar sua visita. Um dos casos foi o da prefeita de Monteiro, Lorena de Dr. Chico, que disse ter ficado sabendo da visita em cima da hora, através da imprensa. Ela revelou em entrevista ao CL que não poderá acompanhar o governador porque já tinha outro compromisso agendado há semanas na Receita Federal, em Campina Grande.
Outro caso de prefeito que não recebeu convite foi o de Sandro Môco, da cidade de Camalaú. Segundo ele, também ficou sabendo da visita de Ricardo através da imprensa, apesar da agenda ter a cidade de Camalaú como pauta. Sandro disse que mesmo sem ter sido convidado, fará de tudo para encontrar o governador, já que tem alguns ofícios com pleitos para entregá-lo.
Cronograma
A chegada do governador está programada para às 8h30 no Campo de Aviação da cidade de Monteiro. Às 9h40 ele visita a Estação de Bombeamento – EEB 6, em Sertânia-PE. Já às 11h15, a comitiva deverá estar no Açude Poções, em Monteiro. Finalizando a agenda, Ricardo visita a barragem de Camalaú.