Vital do Rêgo assinou na manhã desta segunda-feira (22) o termo de posse no Tribunal de Contas da União, assumindo sua cadeira na Corte fiscalizadora. A solenidade administrativa foi prestigiada pelo senador Raimundo Lira (PB), que por sua vez assumiu o posto no Senado durante a tarde.
“Prometo desempenhar com independência e exação os deveres do meu cargo, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição Federal e as leis do País”, prometeu Vital, após assinatura do termo de posse.
Durante o primeiro discurso como ministro, Vital delegou a Raimundo Lira o compromisso com o povo da Paraíba junto ao Poder Legislativo.
“Quero abraçar o meu amigo fraterno, pessoal e hoje senador da República, Raimundo Lira. A ele deixo a missão de dar continuidade ao nosso trabalho em defesa dos interesses da Paraíba, representando as vozes de nosso estado – afirmou Vital, acenando de mãos juntas para Raimundo Lira, gesto ecoado pelo senador.
O ministro Augusto Nardes será substituído na presidência do tribunal pelo ministro Aroldo Cedraz em janeiro. Em seu último discurso oficial, Nardes deu as boas vindas a Vital do Rêgo, acolhendo o senador na “família TCU”.
“Há um grande reconhecimento da Paraíba e do País com sua carreira de homem público. Vossa Excelência tem capacidade de fazer o TCU crescer ainda mais. […] somos muito gratos a Vital do Rêgo, pois recentemente desempenhou em seu trabalho como relator da LDO a aprovação de uma emenda que garante ao tribunal uma estabilidade futura em termos de recursos. Saibam que, antes de chegar aqui, o nosso novo ministro já trabalhou muito pelo TCU assegurando esses recursos”, disse Nardes.
A cerimônia de posse oficial, a qual o ministro Nardes adiantou que será celebrada com festa, está marcada para o dia 4 de fevereiro.