O maior festival de Cultura Popular do Cariri paraibano teve início na manhã desta quinta-feira, 12, com as oficinas de pífano.
Os alunos das redes municipal e estadual da escola Bento Tenório, localizada na comunidade rural de Santa Catarina, receberam o músico Bibi do Sax com todo entusiasmo para aprender as mais belas músicas da arte popular através das aulas e do toque do pífano.
As aulas estão sendo ministradas nos turnos da manhã e tarde.
As oficinas de pífano tem como objetivo manter o legado do “pife” que projetou a mestre Zabé da Loca. “Precisamos manter vivo o som inconfundível do “pife” como falava Zabé. Cada criança e adolescente que aprende esta arte mantém viva a lembrança dela juntamente com seu legado e sua história de força e coragem em meio a adversidade”, comentou a secretária de Cultura e Turismo, Christiane Leal.
A Programação do XI Festival de Cultura Popular do Cariri Zabé da Loca tem sua abertura oficial na noite desta sexta-feira,13, com a homenagem à monteirense Adma Andrade às 20h na Praça João Pessoa.
O evento é gratuito e é uma realização da Prefeitura Municipal de Monteiro, através da Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com o Governo do Estado.
Confira a Programação do Festival de Cultura Popular do Cariri Zabé da Loca
Sexta-feira: Programação Palco
21h – Abertura com Pife Perfumado
Xoté Universitário
Homenagem para Adma Andrade e
Banda Limão com Mel
Sábado: Programação Feira Central
08h Cultura na Feira
Atrações:
Emboladores – Caboclo e Sabiá
Vitória do Pife
Pife Perfumado
Beato Vicente
João de Amélia