Apesar de ter nascido em Buíque-PE, a pifeira Isabel Marques da Silva, mais conhecida como Zabé da Loca, fez do município de Monteiro, no Cariri paraibano, a sua morada. Hoje, com 91 anos de idade, continua firme e forte como sempre esteve. Ela foi fotografada esta semana por Asley Ravel, dentro de um projeto do Sebrae, e o queridinho da região mostra como foi.
Zabé nasceu em 12 de Janeiro de 1924. Seu apelido se deriva do fato de ter vivido por mais de 25 anos em uma loca fechada por duas paredes de taipa em um sítio do município de Monteiro.
Em 2003, gravou seu primeiro CD, Canto do Semi-Árido, com composições próprias e uma versão de Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.
Apresentou-se em 2004 no Fórum Cultural Mundial, ao lado de Hermeto Pascoal. Em 2007, gravou o CD Bom Todo, lançado no ano seguinte no Sesc Pompéia, em São Paulo. Ainda em 2008, recebeu a Ordem ao Mérito Cultural, do Ministério da Cultura. Também foi eleita “Revelação da Música Brasileira”, no Prêmio da Música Brasileira.