::Prefeitura de Sumé investe na sinalização das ruas da cidade ::Na Paraíba, Ciro Gomes chama Temer de chefe de quadrilha e diz que vai revogar lei trabalhista ::Reinaldo diz que Câmara de Cabaceiras encerrou ano com ótima produtividade ::Secom-PB registra queixa na polícia contra fake news ::Vereadores prestigiam e tem papel fundamental durante Copa Dr. Chico ::Vice-prefeito agradece a todos que colaboraram com Copa Dr. Chico, em Monteiro ::Com Feitosão lotado, Sítio do Meio é campeão da Copa Dr. Chico de Futebol Amador de Monteiro ::Ao lado de Lorena, Wellington Roberto cumpre agenda em Monteiro ::PREPARE O BOLSO: Água da transposição vai começar a ser cobrada em 2018 ::Barracos de acampamento de Sem Terras são incendiados no Cariri Malves Supermercados

OS NÚMEROS ALERTAM

(13/08/2012)
OS NÚMEROS ALERTAM

Por Efigênio Moura

efignoestudioAmigos do Mutirão, bom dia…

O número de vagas nas câmaras municipais, a partir das eleições de 2012, será definido com base no censo do IBGE que ocorreu ano passado e que balizará a Emenda Constitucional 58, oriunda da PEC dos Vereadores.

Um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios projeta o aumento de 156 vereadores na Paraíba. Hoje, o Estado conta com 2.035 parlamentares em 223 Câmaras. Este número vai pular para 2.191 na próxima legislatura.

Aqui em Monteiro teremos um aumento de 9 para 13 vereadores. Isso porque nossa população aumentou de 27 mil 687 moradores para 30 mil 736 em 10 anos.

Deixa-me agora relembrar e para os amigos, os números da eleição passada, para Câmara Municipal de Monteiro e denunciar outros.

Em 2008, foram eleitos com seus próprios votos: Conrado, Christiane, Bião, Toinho de Nequinho, Bero, Lito de Dona Socorro, Paulo Sérgio e Inácio Gabriel. Raul Formiga foi eleito pela média.

Todos continuam vereadores.

Ano que vem, teremos novas disputas e tenham certeza, não são somente os prefeitáveis que se bolem antes das convenções que determinarão candidatos e coligações.

Em 2010, na campanha de governo, tínhamos 22 mil 861 eleitores, espalhados em 88 seções e 15 locais de votação.

Em março desse ano, de 2011, esse número de eleitores aumentou em 3. Somos hoje 22.864 eleitores, 92 sessões e 17 locais de votação. 192.168.1.1 . Segundo o T.R. E, o centro da cidade é o maior colégio eleitoral de Monteiro com 19.521 eleitores; Santa Catarina é o segundo maior com1. 289 eleitores, seguido por Cacimba de Cima com 705, Alto do São Vicente: 522 eleitores, Pitombeira: 449 e o restante da zona Rural com 338 votantes. Isso hoje, é possível que esse numero aumente até o pleito do ano que vem.

Dos nove vereadores eleitos, 7 continuam onde começaram e dois mudaram de lado se considerarmos que aqui temos os lados amarelo e vermelho.

Na turma dos suplentes. A mudança é maior:

Dos 23 suplentes da eleição passada, 6 mudaram de lado e aí inclui o vereador em exercício, Heleno de Amadeu e Lucia das Associações.

Desses 17 restantes, 3 estão quietos apenas observando e ainda pensando em que decisão tomar e 14 continuam onde começaram.

Teremos 4 novas vagas ano que vem e ainda sobre a incerteza de Conrado sair ou não candidato a prefeito ou vice e acreditando na suposição que os 9 vereadores que temos serão reeleitos, perguntei aos meninos do banco dos desocupados, quais seriam hoje, os nome em maior evidencia na disputa por essas 4 novas vagas: Foram citados os nomes de Lulu, Cicero Pedreiro, Chôva, Ana Lorena, Edcarlos, Prof. Otacílio da Uepb, Nem de Júlia, Ivanildo Querido e Dr. Eugênio que pode sim sair candidato a vereador e ainda a Secretária Renata Sarmento, que não só pode sair para vereadora , mas já existe um pensamento de algumas correntes que ela teria cacife para sair como vice-prefeita.

Esses são os nomes que circulam lá no Banco dos Desocupados e até agora, o P do D, acredito eu, decidiu quem apoiar.

Outro dado interessante que foi levantado é com relação a essa estória de ser de dentro ou de fora de Monteiro. Se for de fora não ter direito a empregos bons e somente os daqui teriam esse direito. Não somos somente nós inteligentes e preparados. Para confrontar com essa tese maluca, o T.R.E diz em seus relatórios que dos 22.864 eleitores que temos na cidade,somente 16.935 são naturais daqui de Monteiro. São 5.929 votos de pessoas não nascidas em Monteiro. São pessoas de quase todos os estados brasileiro, so não temos aqui eleitores nascidos em Roraima, Acre e no Tocantins. Desses mais de 5 mil eleitores que participam da vida da cidade, 2.410 são nossos irmãos pernambucanos e 2.524 são paraibanos de outras cidades…

É preciso que se tome cuidado em usar termos como forasteiros para esse eleitores, afinal, 5 mil 924 votos não só decidem como elegem uma tuia de candidato.

Né Rivelino ?

Com o patrocínio da CAMPINA GRANDE CORRETORA DE SEGUROS, do meu amigo Valdeir e da EPHI MARKETING, Marketing politico e estratégico, desejo a todos um bom dia Monteiro.

Faça seu comentário



Possui atualmente : Nenhum comentário em OS NÚMEROS ALERTAM