Ricardo e Cartaxo firmam acordo para obras de mobilidade urbana na Capital

Um diálogo administrativo, franco e absolutamente tranquilo. Este foi o tom da audiência mantida entre o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), na tarde desta segunda-feira (2), na Granja Santana. Na oportunidade, foi assinado termo de compromisso que garantirá a execução de obras de mobilidade urbana pelo Governo do Estado e pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), na Capital.

O acordo garante a permuta de quatro terrenos entre o Governo do Estado e a PMJP, que servirão para a construção dos terminais de integração dos BRT´s (Bus Rapid Transit), que é um sistema de ônibus de alta capacidade que provê um serviço rápido, confiável e eficiente e também para a construção do viaduto Trevo de Mangabeira.

Os terrenos ficam localizados ao lado do Terminal Rodoviário, no Centro; próximo ao Estádio ‘O Almeidão’, no bairro do Cristo; e ao lado da Escola Caic Damásio Franca e da Companhia de Estado da Habitação (Cehap), em Mangabeira.

Em contrapartida, a PMJP repassará as certidões de uso do solo urbano, que garantem a posse da área para o Governo do Estado construir o viaduto de Mangabeira. Também ficou acordado que a prefeitura fará o reordenamento de pequena parte da Feira de Oitizeiro, para a passagem do asfalto, dentro das obras de duplicação da avenida Cruz das Armas.

Após a audiência, o prefeito Luciano Cartaxo destacou a retomada do diálogo iniciado no ano passado, na mesma Granja Santana, que favorecerá o início das obras que beneficiará milhares de pessoenses.

“Esses terrenos são importantes para que possamos fazer os terminais de integração, e construirmos os corredores exclusivos de ônibus, os chamados BRT´s e, ao mesmo tempo, ceder o espaço para o Governo do Estado construir o Viaduto de Mangabeira. O importante é que a cidade ganhe essas duas obras”, comentou.

O prefeito Luciano Cartaxo ainda informou que a construção dos terminais de BRT está em processo de licitação, e que a previsão para o início das obras é para o segundo semestre deste ano.

Pauta administrativa
O governador Ricardo Coutinho, por sua vez, também destacou o diálogo administrativa, que beneficiará a população de João Pessoa com a construção de duas grandes obras. Ele também enalteceu a conquista das certidões que darão celeridade ao Trevo de Mangabeira.

“Recebemos em troca algo que estávamos esperando há muito tempo. Sinceramente, eu espero que a cidade possa ganhar seus BRT´s e que possam ser compatibilizadas com as obras de mobilidade urbana que o Estado está fazendo, a exemplo do Trevo de Mangabeira, do viaduto do Geisel, da perimetral sul e da duplicação da avenida Cruz das Armas”, comentou.

Trevo tem previsão de oito meses
O governador Ricardo Coutinho ainda afirmou que a expectativa é que a construção do Trevo de Mangabeira seja concluída em fevereiro de 2015. “Eu quero em oito meses estar com aquela obra completamente pronta, mas já avisei a empresa que quero menos. Já colocamos as estacas e depois será bem rápido perfurar, a empresa tem máquinas apropriadas para isso”, assegurou.

Wscom

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar